Home / Saúde / DO JOVEM AO IDOSO: FIQUEM LIGADOS NAS DST’s
old couple 640x360 - DO JOVEM AO IDOSO: FIQUEM LIGADOS NAS DST's

DO JOVEM AO IDOSO: FIQUEM LIGADOS NAS DST’s

uso da camisinhaVocê sabia que as DST’s e até mesmo as doenças que não estão diretamente ligadas à vida sexual, de alguma forma a atrapalham ou até paralisam-na? Jovens, solteiros, casados e, inclusive, os idosos devem dar especial atenção ao assunto. A verdade é que a incidência de doenças entre esses grupos (acima de 60 anos), que se consideram fora de risco, aumenta cada vez mais.

Mas não é só o HIV que deve ser visto com preocupação, existem outras doenças crônicas muito sérias.

Vamos começar pela boca. Há doenças que, mais difícil de diagnosticar e tratar, podem ser passadas de um ficante para outro no beijo ou através do sexo oral. A forma mais comum de se infectar é estar com sangramentos na gengiva, aftas ou qualquer lesão na boca, e entrar em contato com uma pessoa contaminada que também está com algum tipo de lesão bucal, ou nos órgãos genitais. Dessa forma, você pode pegar doenças como mononucleose, cárie, gengivite, candidíase (sapinho), herpes labial ou genital, tuberculose, hepatite, HPV, HIV, cancro mole, uretrites, sífilis e gonorreia.

Ressaltando que o HIV não passa pelo beijo, porém pode ser transmitido através do sexo oral.

#DicadaSexpert: Utilize camisinhas feitas para o sexo oral e faça uma higiene bucal completa (uso de fio dental, cremes dentais e antissépticos bucais). A assepsia bucal ajuda na prevenção das doenças que podem se manifestar na boca, nos lábios, na bochecha e na garganta.

Sim, eu sou a primeira a incentivá-los a curtir diversas experiências sexuais, mas é muito importante que vocês se previnam e não se coloquem em uma situação de risco. Uma pessoa pode experimentar tudo, contanto que ninguém saia ferido fisicamente e/ou psicologicamente.

Certas coisas são melhores na imaginação do que na realidade. Por exemplo: transar no mar ou na areia pode acabar em ferimentos e dor, isso porque a água do mar é cheia de bactérias, grãos de areia, sal e coliformes fecais. Na piscina também não é uma boa ideia, pois o cloro pode desequilibrar o pH vaginal, deixando a mulher mais vulnerável a doenças.

As DST’s são aquelas que você pode pegar através de qualquer contato sexual, seja vaginal, oral ou anal. Por isso é muito importante o uso de camisinha como forma de prevenção. Uma DST não tratada é uma porta aberta para outros vírus ainda mais sérios.

E não é porque você chegou à terceira idade que está livre de se contaminar: houve um aumento significativo na incidência de DSTs e de AIDS na população acima de 60 anos, sendo de 473% entre mulheres e 103% entre homens, no período de 1993 a 2003.

Em 2006, um estudo realizado no Rio Grande do Sul, com 52 idosos, e predominância do sexo feminino, procurou entender esse aumento, e encontrou respostas bastante convincentes: 73% dos idosos informaram já ter ouvido falar algo sobre essas doenças, mas acreditam que não possuem o risco de contraí-las e 38% deles afirmaram nunca usar preservativos durante a relação.

Hoje sabemos que sexo faz muito bem quando praticado pela terceira idade, aumentando a qualidade de vida. Porém, O USO DE PRESERVATIVOS É ESSENCIAL e indispensável, tanto para os jovens e adultos quanto para os idosos.

13/04/2017

Tatiana Presser

Psicóloga & Sexpert

Sobre Tatiana Presser

Tatiana Presser
Psicóloga & Sexpert

Check Also

20141111171121108561u - THE ESTROGÊNIO

THE ESTROGÊNIO

Os ovários produzem grandes quantidades de hormônios femininos: estrogênio e progesterona. O estrogênio é produzido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: