Home / Sexo & Cultura / CULPA: todos nós sentimos, de um forma ou de outra…
É bem difícil se livrar do sentimento de culpa, porque ele está entranhado em nossas mentes. São anos e anos ouvindo que sexo é errado, é pecado, deve ser feito apenas para procriação. Nada disso! Sexo muda tudo, até sua forma de viver. Você fica mais relaxado e se relaciona melhor com as pessoas.
É bem difícil se livrar do sentimento de culpa, porque ele está entranhado em nossas mentes. São anos e anos ouvindo que sexo é errado, é pecado, deve ser feito apenas para procriação. Nada disso! Sexo muda tudo, até sua forma de viver. Você fica mais relaxado e se relaciona melhor com as pessoas.

CULPA: todos nós sentimos, de um forma ou de outra…

Como lidar com o sentimento de culpa 300x181 - CULPA: todos nós sentimos, de um forma ou de outra... É bem difícil se livrar do sentimento de culpa, porque ele está entranhado em nossas mentes. São anos e anos ouvindo que sexo é errado, é pecado, deve ser feito apenas para procriação. Nada disso! Sexo muda tudo, até sua forma de viver. Você fica mais relaxado e se relaciona melhor com as pessoas. O sexo pode mudar sua vida familiar, o tratamento que você dá aos filhos, e, principalmente, a forma como você se relaciona com o seu companheiro. Porém, a mudança mais radical está na forma como você passa a se ver e as consequências dessa nova relação consigo mesmo.

Muitas vezes, quando falo para os meus alunos sobre os efeitos da culpa no sexo, vários deles se manifestam dizendo não sofrer desse mal. No entanto, infelizmente, todos nós sentimos culpa de uma forma ou de outra, manifestada de diferentes maneiras, algumas das quais nada óbvias. O pudor é uma delas. Pode ser difícil de aceitar, mas toda forma de prazer é válida, por mais estranha e bizarra que possa lhe parecer. Se ninguém está se ferindo e todos os envolvidos são adultos explorando seus desejos por livre e espontânea vontade, não cabe a ninguém julgar. O que é bom para um pode não ser para o outro, mas se há um lugar onde quem faz as regras é você, esse lugar é a cama.

Entendo como a culpa pode ser um problema. Ela é uma praga! Claro que ela tem uma função, mas essa função é reservada para atos moralmente errados da nossa conduta, o que não é o caso do sexo.

Sabe o que eu acho que nos libera dessa culpa, embora em doses homeopáticas? Sexo. Complicado, não é? Mas não é tão difícil. Ao começar a passar pela verdadeira experiência sexual, aos poucos você se permite mais e mais, e aí começa a aproveitar os benefícios do sexo, e pode até se tornar uma pessoa mais leve.

É aí, nesse momento, que você começa a se despir da culpa! Por que sentir culpa por algo que, além de dar tanto prazer, traz verdadeiros benefícios para a sua vida? O termo mal-amada não surgiu à toa — assim como a maioria dos ditados populares, tem fundamento.

04/01/2018

Tatiana Presser

Psicóloga & Sexpert

Sobre Tatiana Presser

Tatiana Presser
Psicóloga & Sexpert

Check Also

sexting sexo virtual - Louco, Louco Mundo (Por Nina G)

Louco, Louco Mundo (Por Nina G)

Ele estava no escritório mas não conseguia se concentrar no trabalho. Disse que teria o …

3 comentários

  1. Uso muito o blog de vocês como referencia para meu site de acompanhantes, que também possui um blog, vocês são minhas inspirações para o meu classificados adulto.
    http://www.divasclubsm.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: