Home / Sexo & Cultura / Colunista Convidado (a) / Colunista Convidada – Fernanda Hurtado
fernanda - Colunista Convidada - Fernanda Hurtado

Colunista Convidada – Fernanda Hurtado

Anticoncepcional hormonal x fertilidade

 

Antigamente, a mulher era criada para casar e cuidar da família, porém isso mudou com o passar dos anos. Atualmente, a mulher garantiu seu lugar no mercado de trabalho, se tornando independente financeiramente. por esse motivo, o investimento profissional muitas vezes é prioritário em relação aos cuidados domésticos, deixando o casamento e a gestação em segundo plano.

 

O uso de anticoncepcionais foi fundamental nessa mudança, já que possibilita a escolha e programação da menstruação e gravidez. Isso gera dúvidas se o uso prolongado de hormônios pode prejudicar a fertilidade feminina.

 

Os anticoncepcionais hormonais podem conter estrogênio e progestagênio, ou apenas progestagênio em sua composição. São considerados de curta duração ( pílula, adesivo, anel vaginal, injetável) ou de longa duração ( implante e diu medicado). Agem inibindo a ovulação, alterando o muco do colo uterino ou inibindo o crescimento do endométrio (camada interna do útero que descama durante a menstruação).

 

Por inibir a ovulação ou alterar o endométrio durante o uso da medicação, seus efeitos são reversíveis, independente do tempo de uso. Por esse motivo, a mulher pode engravidar assim que sua menstruação se regularizar, ou logo após interrupção do método. Esse período pode variar entre as mulheres. sabe-se que pode demorar um pouco mais com método injetável trimestral (acetato de medroxiprogesterona).

 

Se mesmo após a regularização da menstruação a mulher apresentar dificuldade de engravidar, deve-se investigar endometriose, infecções ginecológicas, ovários policísticos ou outras doenças que cursam com infertilidade, além do fator masculino.

 

A escolha do método contraceptivo ideal e acompanhamento pré gestacional deve sempre ser feito junto ao ginecologista.

 

Sobre Fernanda Hurtado

Check Also

diario de um dominador gladius maximus2 - Colunista Convidado - Gladius Maximus

Colunista Convidado – Gladius Maximus

Blindfold: É o nome dado ao ato de vendar ou simplesmente, venda para os olhos (qualquer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: